No Hemisfério Sul as estações se invertem
O movimento de precessão dos equinócios é bem menos conhecido, por ser bastante lento se comparado ao giro rotacional. Deste movimento de precessão dos equinócios se descobriu a origem das Eras Cósmicas, perante a constatação de que o ponto vernal do Equinócio – conhecido como o Ponto Zero de Áries ou o Ponto Gama – não se encontra perfeitamente idêntico em sua posição a cada ano. Isto se dá pelo fato do Universo estar em expansão desde sua criação. Neste movimento, evidencia-se a mudança dos pontos em que a trajetória aparente do Sol, cruza com o equador celeste e se antecipa, ocorrendo então à precessão dos equinócios.
O referencial desta alteração anual dos equinócios foi descoberta pelo astrônomo Hiparco de Nicéia, que viveu por muitos anos em Nicéia-cidade grega. Este astrônomo era também o cartógrafo e o matemático titular da Escola de Alexandria. Considerado o “pai da trigonometria” por seus aprofundados estudos, Hiparco de Nicea tornou-se o fundador da Astronomia Científica – entidade que estabeleceu o Sistema Astronômico ou a Efeméride Ocidental, tendo como base o Hemisfério Norte. Foi Hiparco de Nicea quem dividiu a circunferência em 360 graus e a subdividiu em 12 casas, cabendo a cada grau 60 minutos, e a cada minuto 60 segundos.
Hiparco também constatou que a estrela Spica, tida como referência, apresentava um distanciamento de 2 graus na Esfera Celeste, correspondentes a 1° 01’ 1’’ a cada 72 anos. Essa descoberta entre o plano que contém a órbita da Terra e o Equador Celeste, com um deslocamento de pouco mais de 1 grau, a cada 72 anos, pode parecer ínfimo perante o cosmos, no entanto, se multiplicarmos este 1 grau pelos 360 graus da circunferência sideral, teremos um percurso astronômico de 25.920 anos! Período este que corresponde a um ano cósmico, que dividido pelas doze partes por onde aponta o Zero Grau de Áries.
Na precessão dos equinócios, teremos 2160 (dois mil, cento e sessenta) anos, período de tempo que corresponde a um mês constelacional ou UMA ERA CÓSMICA.
O movimento retrógrado do equinócio, a razão de 50’/ano (cinquenta minutos por ano) resulta numa volta completa na eclíptica em 25.920 anos, afirmam alguns astrônomos e, 25.800 acreditam outros. De qualquer forma um período equivalente à revolução dos polos celestes ao redor dos polos da eclíptica.
A Era Cósmica ou o Mês Constelacional possui dois grandes estímulos em decorrência dos opostos: a constelação apontada pelo Ponto Vernal ou Ponto Gama e a constelação da extremidade angular. Esses dois extremos envolvidos formam uma unidade de força. Sendo assim, as características da Era em andamento resultam das vibrações da constelação vigente e da constelação espelhada, inversamente.
Constelações do Zodíaco
Oposta a Constelação de Câncer encontra-se a
Constelação de Capricórnio
Apoiada na oposição fundamenta-se a Física Quântica, na qual ondas magnéticas de bilhões ou mesmo trilhões de anos vibram no Cósmos gerando forças às constelações zodiacais que resultam, dentre tantas, milhares de probabilidades no fantástico processo das Eras Cósmicas. Desta forma, quando o determinador inicial do Zodíaco – o ponto Zero de Áries – ou o ponto Gama- apontar para determinada constelação, como, por exemplo, à constelação de Câncer, como ocorreu a 10.000 anos atrás, no lado oposto, encontrava-se a constelação de Capricórnio, numa envergadura de separação de 180 graus, aproximadamente. Nos padrões cósmicos esta longevidade não é nada, mas para o nosso planeta, este determinador definia o início da Era Câncer. No fabuloso estímulo entre as constelações envolvidas, deram-se as diretrizes pelas quais passariam o planeta e as civilizações vigentes desta Era Cósmica.
Em aproximadamente 25.920 anos, o ponto Vernal conhecido como ponto Gama ou Zero de Áries do zodíaco terá apontado para as doze Constelações do Zodíaco *Tropical.
Temos o conhecimento da existência de sete Eras Cósmicas. São elas:
- Era de Leão ano 10001 a.C. a 8000 a.C.
- Era de Câncer ano 8001 a.C. a 6000 a.C.
- Era de Gêmeos ano 6001 a.C. a 4000 a.C.
- Era de Touro ano 4001 a.C. a 2000 a.C.
- Era de Áries ano 2001 a.C. ao ano zero.
- Era de Peixes ano 1 d.C. ao ano 2000.
- Era de Aquário ano 2001 ao ano 4000.
Texto extraído dos Livros de Astrologia de Regina Braga Nascimento