O que são Anjos?

Os Anjos são o exército de Deus e recebem o nome de Legião.

Humanos não viram anjos, nem as criancinhas viram. Na Idade Média a grande mortalidade infantil fez associar-se a feição angelical a criança, para confortar seus entes que a perdiam. Até hoje, em lugares que vivem pessoas muito simples, pode- se ouvir  quando uma criança morre, a expressão: – Morreu…virou anjo.  Não! Não é isso.

Os anjos nascem Anjos. São criaturas celestes criadas por Deus. São seres reais, individuais e possuem outro material corpóreo.

Os Anjos são mais antigos e sábios que os humanos, pois só servem a Deus desde o início da criação.

Desde os primórdios tempos, os antigos babilônicos por seus conhecimentos culturais , acreditavam que os deuses tinham um conselho de servidores menores que seriam os mensageiros  e  servidores maiores. A eles cabiam a função de proteger os rios, montanhas, florestas, animais e os humanos. E, especial servidores, superiores para pessoas especiais como aos que governantes de nações.

A palavra anjo significa mensageiro, e designa algumas vezes a pessoa humana que por vezes age como mensageiro, conduzido pelo Anjo.

Anjos são citados em livros sagrados de várias religiões: No Judaísmo, no Cristianismo,  Islamismo, sempre intermediando entre Deus e os homens. Sempre quando  anjos aparecem é com o intuito de proteger, numa manifestação do amor de Deus aos homens.

Na 1º carta de São Paulo aos Coríntios 13:1,  lê-se: “ – Se eu falar através de línguas, sejam elas humanas ou dos anjos, mas não tiver amor, não sou melhor que um gongo a tocar ou um címbalo”.

Outra citação, no Velho Testamento, quando Abraão  iniciava o sacrifício de seu filho, ouviu-se um grito do céu e um anjo do Senhor lhe disse: – “ Abraão, Abraão…Não estendas a tua mão sobre o menino e não lhe faças mal algum.  Agora o Senhor sabe que O temes …”  Gênesis cap 22vrs11,

– “O meu Anjo caminhará diante de ti”….Êxodo Cap 23 vrs23.

Hierarquia

Os Anjos não são todos iguais. De acordo com a doutrina atribuída a S. Dionísio, há nove coros ou classes de anjos, e esses coros são divididos em três hierarquias de três coros cada uma.

Serafins: Os filhos de Deus:

São seres angelicais que formam a corte e não estão, diretamente, ligados as questões humanas.

Os Serafins são uma das ordens mais elevadas dos nove coros angélicos – como um dos mais próximos de Deus. Isaías os descreve como figuras humanas com três pares de asas, que proclamam em altas vozes, a glória de Deus. (Is 6,2-7). É o único lugar da Bíblia em que se fala em Serafins.

Querubins: Citados em profecias judaicas antigas, de forma mais acentuada no Velho Testamento, demonstram diferentes guardas.

Em ordem a Moises, disse Deus: – “Porás nas duas extremidades do oráculo dois querubins de ouro batido. Um querubim duma parte, outro doutra. Eles com suas asas estendidas cobrirão ambos os lados do propiciatório, o oráculo e estarão olhando um para o outro com os rostos virados para o propiciatório que cobre a arca, na qual tu meterás as tábuas da lei, que eu hei de te dar. Eu te darei de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins, que estarão sobre a arca de testemunho, dizendo-te tudo o que Eu quiser que tu intimes aos filhos de Israel”. Êxodo cap 23 vrs 23.

No texto hebraico: “Estejam os querubins com as asas estendidas para o alto cobrindo o propiciatório”.

O Propiciatório é uma tampa para a arca, assim chamado, pois era dali que o Senhor, como que assentado nas asas dos querubins, tendo a tampa da arca a seus pés, atendia as preces dos israelitas. Supõem-se então um guardião materializado, em guarda. Mas na Bíblia, após a expulsão de Adão e Eva do Paraíso, Deus colocou um querubim com uma espada flamejante à entrada do Éden, para impedir que reentrassem. Logo, os Querubins são seres reais e não meros símbolos.

Tronos: São os anjos dos nove coros (lugar onde se realizam as funções sagradas), próximo ao Trono ou Altar-Mor de Deus.

São eles os mais próximos, em harmonia na comunicação do divino, que se faz através da arte. Pois, os Tronos são os Anjos dos artistas. Sempre representados como seres de bela aparência e com instrumentos musicais. São eles que proclamam a grandeza divina.

Dominações: Sob a Ordem de Deus, são os anjos que atuam com o poder, a autoridade e soberania sobre territórios, animais e ao homem. Possuem o domínio sobre os peixes, aves, insetos e animais tanto domésticos como selvagens deste mundo. Eles possuem o governo geral do planeta.

Virtudes: Anjos de excelência moral como a fé, esperança, caridade, justiça, fortaleza, paciência e humildade.

Há uma passagem bíblica que diz: – Nosso Senhor sentiu ‘uma virtude’ sair d’Êle quando a mulher o tocou. Tratando-se de uma passagem de Cristo entre o povo.

Os anjos assim são chamados, neste sentido. São eles que promovem os prodígios.

Potestades: Uma das ordens angelicais, enumeradas por São Paulo, que se refere tanto aos anjos bons como os maus. São os anjos protetores do mundo moral.

Principados: Termo usado por São Paulo ao enumerar diversas ordens de anjos. Responsáveis pelas Nações e Estados.

Arcanjos: A oitava das nove ordens ou coros angélicos. São assim chamados pelo fato de serem os enviados de Deus para importantes missões.

A Bíblia menciona três Arcanjos: Arcanjo Miguel, aquele que comanda os bons anjos. Derrotou Lúcifer e seus companheiros, expulsando-os do céu (Apc 12,7);  Arcanjo Rafael, que orientou o jovem Tobias e depois curou o seu pai;  Arcanjo Gabriel que foi enviado a Daniel, Zacarias e Maria.

Anjos: Seres Celestiais servidores menores que seriam os mensageiros. Algumas vezes a pessoa humana passa a exercer a função angelical do mensageiro, conduzido pelo Anjo.

*O Anjo da Guarda é um mensageiro de Deus enviado para guardar cada ser humano, que ao nascer lhe é conferido um Anjo Guardião.

Arcanjo Miguel

  Arcanjo Miguel (hebraico: Quem como Deus).

Nome do Chefe dos Anjos. Protetor e defensor dos Anjos e dos homens.

Ele é o Arcanjo da fé, da proteção e da libertação do mal. Os apelos infindáveis que Lhe têm sido dirigidos pelos seres humanos e as Suas prontas respostas, contribuíram para que Ele se aproximasse da Terra.

O Arcanjo Miguel possui cabelos dourados e olhos azuis.

Foi ele que chefiou o exército dos anjos bons contra os que anjos se rebelaram contra o Pai.

Sustenta uma espada, como a representada em imagens da expulsão do casal Adão e Eva do paraíso.

Quando invocado oferece proteção contra o mal, aquele mal que impede o crescimento do Espírito.

O dia do Arcanjo Miguel é 29 de Setembro.

Arcanjo Gabriel

 Cujo nome significa ‘Varão ou Soldado de Deus’. O Arcanjo da Anunciação

Assumindo forma humana, Gabriel apareceu ao profeta Daniel (8,16 9,21) para lhe explicar, de uma feita, a visão do bode que vence o carneiro e doutra, a profecia das 70 semanas; apareceu ao profeta Zacarias para avisar-lhe do nascimento de São João Batista (Lc1,1 14); apareceu a Virgem Maria para anunciar-lhe o nascimento de Jesus Cristo (Lc1,2).

Quando o invocamos e pedimos sua ajuda, devemos pedir que ele nos mostre aquilo que  devemos ouvir e o que devemos anunciar (falar). Que nos proteja daquilo que não precisamos ouvir e nos prive do que não devemos falar.

O dia do Arcanjo Gabriel é dia 24 de Março.

Arcanjo Rafael

O Arcanjo invocado para Curar doenças, através da Compaixão. Cura a visão, para que se enxergue além das ilusões. É Ele que mostra o caminho da Vida Plena.

Anjo que guiou o jovem Tobias (Tob.14,1-14).

A história de Tobias é narrada em um dos livros canônicos do Antigo Testamento: Tobit era membro da tribo de Naftali e famoso por sua fidelidade ao Senhor. No período de atribulações do cativeiro de Ninive, Tobit teve um filho com Ana.

Este filho nasceu cativo e lhe foi dado o nome de Tobias. Tobit sempre ajudou aos doentes e infelizes, mas infelizmente, aos 56 anos perdeu a visão. Quatro anos mais tarde recuperou-a pela intervenção de um anjo do Senhor.  Morreu com a idade de 102 anos.

Assim se sucedeu: Tobias Filho, filho de Tobit e Ana, fora enviado por seu pai a Ranger para cobrar uma velha dívida. No caminho foi guiado por um anjo do Senhor disfarçado em homem, que lhe ensinou como desposar Sara – filha de Raquel, sem ter o fracasso dos últimos sete candidatos.

Depois do casamento, o anjo ainda o protegeu.  Ambos, Sara e Tobias, com a dívida cobrada, paga, voltaram para a casa de Tobit. Lá o encontraram cego e Tobias que instruído pelo anjo, curou a cegueira do pai.

Quando invocamos o ArcAnjo Rafael, devemos pedir pela nossa saúde, que ele a fortaleça. Que limpe nossos olhos e os fortaleça com a força do discernimento para não nos confundirmos com o real e o irreal. E que nos mostre o caminho do bem, com companhia na estrada da vida.

Regina Braga
Regina Braga
Artigos: 33

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!