Espiritualidade

Espiritualidade atuante

Quando a comunhão das energias internas e externas, manifesta um desarranjo no circuito, deve-se tratar a origem da causa através de técnicas aplicadas nos campos:

Espiritual > acesso através doschakras – vórtices de energia;

Emocional > acessado pela  astro terapia e limpeza dos chakras  relacionados.

Físico > e vibrações essenciais da natureza como os florais, por exemplo.

Técnicas Milenares da Índia, China e Japão são por nós utilizados nos caminhos para chegar a Cura de traumas e doenças. Temos assim a Prática Indiana do Yoga; a Cura Prânica origem Filipino-chinesa (já praticada pelos antigos egípcios);  o Feng Shui– chinês.

Todos os sistemas abrangem vários segmentos de aprendizado e aplicação apresentados ao interessado para entender o processo.

Corpo Físico

Leonardo da Vinci em sua genialidade descobriu que o homem com suas extremidades abertas, a cabeça e os membros, formavam um círculo.Forma perfeita, o círculo é o formato do Sol , da Lua, da Terra,dos planetas e de nossas vidas.

Ciclos e ritmos que se repetem constantes e perfeitos no nosso batimento cardíaco, na respiração, nos estágios embrionários e no desenvolvimento da vida e da morte.

As extremidades do corpo físico merecem a nossa atenção, mais do que imaginamos. São pelas extremidades, cabeça, pés e mãos que interagimos fisicamente com o Universo. É através das pontas dos dedos e da palma das mãos que a energia de todos os corpos que temos, sai.

Você pode então me perguntar:

-De onde vem essa energia dos corpos?

-Dos Chakras, respondo. E os corpos a que me refiro são sete: o corpo búdico(divino), o corpo espiritual, e o corpo físico. O corpo físico é o nosso corpo mais denso e pesado. O corpo búdico é o da santidade que alguns raros seres humanos conseguem acender (santos, seres de luz), e os demais corpos: o intelectual ou mental, o emocional e o corpo etéreo ou etérico. Cada um esrtá descrito no menu ao lado.

Estas forças corpóreas estão por trás dos aspectos materiais do corpo humano, que com suas funções e habilidades formam um complexo sistema de energia sem o qual o corpo físico não poderia existir.

O corpo físico é o nosso corpo mais denso e nele temos o maior percentual líquido, o sangue.

O Sangue é constituído de plasmas e glóbulos sanguíneos, que circula pelo coração, artérias, vasos e capilares, e desempenham numerosas funções no organismo, tais como o transporte de gases respiratórios, participação de mecanismo de defesas e etc…
Assim como de forma visível os vasos sanguíneos transportam o sangue, o corpo duplo etérico ou bioplasmático possui finos canais(meridianos)chamados nádis. Eles representam um tipo de artéria etérica ou canais de energia.
A palavra ‘nadi’ vem do sânscrito e significa tubo ou veia. Sua função é conduzir o prana, a energia vital, através do sistema de energia etérica, captando e transmitindo a energia vital.

A captação da energia vital, o prana, se manifesta espontaneamente pelas fontes de vida que são o Sol, o ar , a terra e as plantas. O transmitir desta energia ocorre através do físico, do etéreo e mais o auxílio dos corpos mental e espiritual. Se empregarmos também estes corpos para a captação de energia, a potência adquirida se torna surpreendentemente maior.

Sabemos o quão perfeito é nosso corpo físico e um detalhamento sobre seu funcionamento seria mais bem apresentado por um especialista em medicina ou anatomia. O que o Site se propõe a apresentar é despertar dentro do homem a consciência de potencialidades latentes que o corpo físico possui e que agora estão sendo reconhecidos pela ciência.

Seres humanos muito próximos à natureza desenvolvem essa sabedoria de forma espontânea, conscientemente como os índios de diferentes origens e épocas ou de forma inconsciente como os atuais caiçaras de praias ou roceiros do campo,que expressam satisfação e felicidade pela vida que têm e forte resistência física perante suas fontes não civilizadas.
A melhor maneira de conceber o prana é acreditar que toda energia é matéria, mesmo que em diferentes dimensões e que toda matéria é energia.

Partindo do princípio que a matéria energética é física, mesmo sem podermos vê-la, para acioná-la é preciso que se tenha o desejo do espírito para faze-lo,a intenção na ordem mental de executarmos,o físico para agir na matéria e o etérico para onde atua a energia fluídica.

E então, voltamos as extremidades…as pontas dos dedos…..
direcionados com a intenção do desejo do corpo-espiritual, com a aplicação de conhecimento do corpo-mental na visualização de cores e de energia vital, pode-se energizar um lugar com boas vibrações próprias ou, ajudar um mal estar físico em decorrência de desarmonia etérea em outra pessoa.

Relato Pessoal: Há um exemplo que considero magistral. A super-campeã olímpica de origem romena, recordista imbatível de todos os tempos, a ginasta Nádia Comanecci, antes de iniciar seus solos perante o mundo, nas Olimpíadas ,ela desenhava com as mãos o trajeto que iria fazer em sua demonstração.Demorava mais tempo alinhando sua ‘teia’ do que o próprio exercício executado que se apresentava de forma perfeita;única ginasta que até hoje obteve nota 10 em todos as modalidades. Ela se concentrava e desenhava no astral, enviando suas linhas no etéreo e as materializava lançando-se com o físico.

Cuidados especiais: Conhecimento traz vigília, nada tem valor se não cultivado e aplicado. Assim, pessoas que lidam conscientemente com energias corpóreas devem sempre evitar tocar o físico,o denso da pessoa em tratamento, com as mãos. Ao terminar o serviço deve-se lavar o antebraço,do cotovelo às mãos, muito bem. Da mesma forma devem proceder profissionais em massagens que tocam pacientes. Comprovadamente, podem captar o inconsciente-psíquico ou o ‘problema-físico’ como a dor e mal estar que o massageado abandona ao se relaxar.

Fica aqui a dica: Se quiser acertar ainda mais, coloque a sua ordem mental ao lavar-se:-Que toda energia estagnada e ruim colhida seja levada pelas águas na lavagem e transmutada em flores.
Sábio é aquele que considera não só a matéria do corpo físico, mas toda energia que o sustenta.

Os Pés

O Prana ou a energia vital originária do infinito cósmico, é captada por toda nossa pele e mais especialmente pelas mãos e solas dos pés.

Através do ar e do contato com a terra, recebemos o prana e estimulamos vibrações nos Chakras. É através dos meridianos que os Chakras fazem contato com o ambiente externo.

Todas as partes do corpo somam 59 meridianos, que processam incessantemente o fluxo de prana pelo organismo. Deles, apenas 14 meridianos são importantes:12 meridianos principais que se reproduzem nos dois lados do corpo, diretamente associados aos 12 órgãos primários, e dois meridianos extras que correm pelo centro do corpo.

As linhas energéticas (nádis) foram fotografadas num campo de alta frequência pelo russo S.D.Kirlian, na década de 70 do século XX. Em Leningrado, o médico cirurgião Dr. Gaikin observou que as fotografias de Kirlian,
registravam uma coincidência entre as linhas energéticas e os meridianos estabelecidos pelos chineses.

Os meridianos chineses e as linhas energéticas fotografadas exatamente na mesma localização, apresentavam duas cores distintas: na cor vermelha indicando o princípio Yang dominante e , a cor azul determinando o Yin dominante.

São as solas dos pés receptores de todas as partes do corpo, sendo possível estimular o órgão escolhido a ser tratado, através do autotoque com as pontas dos dedos das mãos.

Vejamos esses pontos:

As solas dos pés são a última parte do corpo físico. Respondem mais por reflexo de comando do organismo do que pela ordem mental dirigida especificamente para eles, afinal são os pés que sustentam e levam o corpo físico com todas as suas funções orgânicas.

Partindo deste princípio, cabe aqui colocar a visão decorrente de manifestações espíritas. As partes menos precisas da aparição são os membros inferiores, enquanto que a cabeça, o tronco , os braços e as mãos aparecem nitidamente.

Pés, nossas raízes.

Será que experimentamos prazer em estar sobre a terra? Pois saiba que, é da saúde dos pés que vem o nosso enraizamento. Podemos imaginar o corpo como uma árvore (vrksa). Se a seiva está viva em nós, ela desce às raízes e sobe até o mais alto dos galhos. É de nosso enraizamento na matéria que depende nossa subida a Luz.

A palavra pé, no grego ,podos, relaciona-se a palavra paidos, que quer dizer criança.

Cuidar dos pés de alguém é cuidar da criança que o habita.

Os pés estão ligados ao 1º Chakra, o Muladhara, chakra da raiz (terra) , localizado no cóquis . Seu Mantran é o LAM.

Quer conhecer a criança que existe em alguém? Faça-lhe cócegas nas solas dos pés!

A Cabeça

Temos várias entradas distintas uma das outras na nossa cabeça física. A visão,o olfato,a audição e o paladar.
Através do sentido da visão, vemos e captamos imagens que ficam registradas no subconsciente, independentemente de nossa vontade. Temos portanto o livre arbítrio para escolher o que queremos ver. Selecionar uma programação violenta constante na TV e permitir que crianças também o façam, provoca medos, insegurança e principalmente estimula à agressividade.

O contato com a natureza é fundamental para nos acalmarmos e estimularmos a paz. O cultivo de uma planta que demonstra o capricho de suas folhas ao se verterem em seu espaço, crescendo e se desenvolvendo, deve ser observado e acompanhado. É um serzinho que está ali com sua energia vital. Animais também ajudam muito, conversar coisinhas com eles, fazer um carinho e receber, são os contatos mínimos e suficientes para nos aproximarmos da criação. Não adianta estar numa fazenda com um fundo montanhoso, um belo céu azul, passarinhos cantando e se estar prostrado, tomando uma bebida alcoólica e fumando um cigarro.

Não basta olhar, é preciso ver. Parar os olhos e permanecer um segundo na observação em questão, ver o que aquela vida lhe diz, sem racionalizar. A química que ocorre é sensitiva e magnética. Os olhos captam imagens que são vistas além do corpo físico e da compreensão intelectual.

A matéria dos olhos é um cristalino líquido que respira diretamente o oxigênio do ambiente. São os olhos entradas diretas do prana ou Ki.
O domínio consciente da visão pode ser buscado através de Kryas, exercícios de purificação no Yôga. O Krya produz o fortalecimento dos músculos oculares, aumentando a limpidez e permanência do olhar.
Não podemos nos esquecer que o mundo invisível está além do material não só em sentido espacial, mas também qualitativo, interpenetrando-o.

O Nariz

Órgão de duas entradas revestidas de pelinhos. Esses pêlos são o filtro para que, o ar que inspiramos, chegue aquecido, umidecido e limpo aos pulmões. O corpo faz a sua parte em ajudar na limpeza.

É através do nariz que captamos a maior quantidade de prana, que respiramos e tomamos consciência de algo universalmente grande, embora comum.

Técnicas especializadas surgiram no Oriente para que com esta conscientização, pudesse ser aprimorado o efeito curador e harmonizador da energia vital, o prana. Pode-se estimular os Chakras através de um simples pranayama(domínio do prana).

Modelo de Pranayama para se estimular os chakras:

Podemos estimular o funcionamento dos chakras (rodas de energias) através da conscientização do caminho percorrido na inspiração do ar (conte 6 tempos),sua retenção(conte até 4), o esvaziamento(expiração/conte 6 tempos) e a retenção dos pulmões vazios(conte 4 tempos), assim como se segue:
-Deite-se em um lugar plano e tranqüilo(exemplo, o chão do seu quarto,),com a barriga para cima, a nuca alinhada, ombros relaxados e mãos sobre o abdômen. Inicie a respiração, primeiramente, esvaziando totalmente os pulmões, como se quisesse encostar o umbigo no chão. Comece então, a inspirar e conduzir o ar para a parte baixa do abdômen, fazendo com que o ar que entra, empurre as mãos que estão sobre o abdômen.

Vá conduzindo o ar que inspira, para as laterais dos pulmões(fortalecendo as paredes destes órgãos), e finalmente para a parte alta dos pulmões. Toda essa inspiração poderá ter 6 tempos. Retenha os pulmões cheios por 4 tempos, para que o oxigênio banhe as células sanguíneas e cerebrais.E tranqüilamente, em 6 tempos , comece a expirar, começando da parte alta dos pulmões e em seguida, as laterais, e por último, a abdominal. Retenha por 4 tempos os pulmões vazios. Procure fazer 3 destas respirações completas, por dia. Se perceber que está difícil, deixe a respiração se restabelecer no ritmo natural, e recomece, sempre observando os ombros e a testa, para que estejam relaxados. Quando dominar estes tempos, aumente a permanência ,progressivamente, da retenção. Se você se interessou pelo assunto, acesse Yoga-Pranayamas para saber mais.

Os diferentes estímulos sensoriais a que o homem reage- como o tátil, visual, gustativo, auditivo e olfativo- são produzidos por variações vibratórias nos elétrons e prótons. Como vimos,essas vibrações são reguladas pelo ‘prana’.

Segundo o conhecimento hindu, ‘prana’ são forças vitais ultra-refinadas ou energias ainda mais sutis que as atômicas, também chamadas de ‘vitátrons’, que possuem um turno inteligentemente animado, pelas cinco idéias que constituem a substância mental matriz dos sentidos.

Paramahansa Yogananda

Odores e Cheiros:

Fragrâncias parecem ser destinadas ao mundo material mundano, sem reconhecimento sutil ou elevado,porém, isto é um grave erro. Os aromas são indicadores de manifestações astrais, quer seja agradável ou não, cujas pessoas sensitivas podem captar e identificar sua fonte.

Relato Pessoal: Um pequeno exemplo que ocorreu comigo:meu pai, já falecido, era médico. Quando chamado para atender a um vizinho em caso de emergência, me levava junto. Tinha eu 17 anos quando fui acompanha-lo à casa de Dna Laura, senhora portuguesa muito gorda e clara. Ela estava urinando cor de coca cola e suando muito . Após exame clínico, meu pai foi até a sala solicitar uma ambulância, via telefone, já que o estado era de internação. Eu observava os familiares da paciente, arrumarem a mala para remove-la ao hospital, quando de súbito, Dna Laura caiu sobre mim. Eu a segurei a ponto de não permitir que caísse, apesar do seu grande peso, e senti muito fortemente seu cheiro pessoal. Ela foi hospitalizada.

Alguns dias depois,estava eu sozinha no meu quarto, quando senti o ‘cheiro’ da Dna Laura, e imediatamente pensei – Dna Laura morreu! e isso de fato, acabava de acontecer.
Outra manifestação odora, foi na leitura do Livro ‘o Exorcista’, que eu emprestara de uma amiga. Estava apreciando a leitura, afinal era um livro muito bem escrito, quando de repente, um cheiro insuportável de fezes tomou conta do meu quarto, mas insuportável mesmo. Contrariada,parei de ler, e o guardei.No final do dia seguinte,lá fui eu continuar a ler o livro e novamente…..o cheiro insuportável…. achei que era impressão minha, mas, só acabou quando joguei o livro fora, rasgado, no lixo da rua. Não terminei de ler.

Cheiro: Impressão produzida no olfato pelas partículas odoríferas. ‘Cheiro de santidade’ é um aroma que segundo a tradição religiosa popular, exalam os cadáveres dos santos
(pessoas em estado de graça permanente,o que se faz presumir sua inclusão ao rol dos santos).

Podemos perceber sete odores básicos: Cânfora, Almíscar, Floral, Menta, Éter, Picante e Podre. Cheirar é imprescindível,para entre outras coisas,saber se temos a frente algo que podemos comer ou não.
Pessoas que perdem a visão desenvolvem uma aguçada sensibilidade olfativa. Identificam cidades, pessoas e lugares através de seus sons e odores.
Ao longo dos séculos percebe-se que o ser humano apresenta uma regressão da função olfativa, a ponto de tê-la convertido numa ‘prima’ pobre dos sentidos. Alguns dos transtornos observados referem-se a mudanças que, aos poucos, acontecem na membrana olfativa e que tem como causa o aumento da poluição (alteram e podem destruir estas membranas).

Precisamos ter cuidado com incensos pois, todos possuem substâncias tóxicas. É muito mais saudável se limpar um ambiente e, elevar as vibrações do lugar e pessoas, com o uso de florais em spray. Inodoros ou naturalmente perfumados, os florais limpam o astral, sem poluir o ar do ambiente.
Higiene: O uso de lenços descartáveis é mais saudável, já que depois da limpeza do nariz, o papel fica impregnado com microrganismos.

Sinusite: Se você a tem,antes que se manifeste num resfriado, faça krya-yôga com rinosoro. Três vezes ao dia, rinosoro nas narinas.

Devemos, para o nosso próprio bem, freqüentar lugares limpos, de ‘ar respirável’. O ar puro que ocorre logo após a chuva é extremamente benéfico. Vá à janela, ao quintal ou ao campo após a chuva, e procure respirar fundo, com muito carinho, presentear os pulmões, células sanguíneas e cerebrais , com o oxigênio original, puro e estaremos tendo a oportunidade de respirar BEM!!. Afinal, podemos suportar 40 dias sem comer, 8 dias sem beber água e não resistimos ficar 3 minutos sem respirar!!!.Veja a importância do ar puro para nós.
Se você fuma 1 cigarro por ano, não fume, e sentirá diferença!!! Faça sua parte!!!

Corpo mental

O Corpo Mental é o mais difícil a ser dirigido e controlado pois facilmente se distrai. Seja por falta de discernimento ou cansaço, a mente capta informações e as assimila, indiscriminadaMENTE.

Nossos sentidos enviam sucessivamente informações ao nosso cérebro.

Temos a habilidade de pensar, afinal a natureza da mente é produzir pensamento e não se pode impedir a mente de pensar, mas pode-se controlá-la.

Ter as rédeas nas mãos de uma energia viva e inquieta, através da inteligência e do saber conduzir os sentidos.

Deve-se selecionar e alimentar a mente com pensamentos positivos, para não cair em uma vida infernal.

A substância do mundo é substância mental.
O Universo é o Pensamento de Deus.

Esta afirmação poderá ser compreendida se francamente se reconhecer a ciência física como um mundo de sombras. No mundo do físico, observamos um jogo de aparências que é o próprio drama da vida cotidiana. Assim, vejo o meu cotovelo, uma sombra (aparência, alusão a essência), apoiado sobre a mesa (outra sombra), no qual o computador ( sombra) me mostra uma imagem ( ilusão virtual) na tela do monitor (sombra). Tudo é simbólico. Até o corpo físico não vai além do símbolo.

As Ondas Mentais

Impulsos intelectuais partem do corpo mental e atuam diretamente no corpo etéreo e no corpo físico. Assemelham-se a uma ponte de transferência de ondulações do pensamento ao corpo físico denso. Portanto, a mente pode de forma intencional ou não, influenciar o corpo etéreo.

poder da mente se manifesta de forma concreta e abstrata, para o bem ou para o mal; tudo vai depender do desenvolvimento como ser do indivíduo em questão. Se sua formação foi dirigida a ter sentimentos superiores, será mais fácil pois tudo resultará em harmonia, caso contrário, será preciso trabalhar o Chakra Anahata (do coração), através da limpeza para poder ativá-lo; também será necessário minimizar o chakra do Plexo Solar. Ambos os Chakras são veículos comprometedores de ações individuais ao coletivo.

Quando a mente apreende a escolher pensamentos positivos, ela se torna forte e livre. O que a cansa são pensamentos inúteis que se tem durante o dia. O stress resulta da dificuldade de se adaptar ao novo, quando há dúvidas no pensar, quando não há seleção. Livrando-se de conversas inúteis, que são sementes de nossas palavras e ações, livramo-nos do que não somos.

Tudo aquilo que pensamos, sentimos e dizemos, formam uma aura que poderá ser saudável ou perturbadora ao corpo e ao ambiente, mesmo não sendo esta a intenção ou de forma consciente. A criança por ser um ser puro, emite ao ambiente, pensamentos de harmonia e paz pois a mente humana é originalmente uma centelha da consciência onipotente divina. O mundo é um pensamento divino.

‘A Virtude, expressa em atividade
promove a mais aguda inteligência’

Yogananda.

‘Se o corpo mental não estiver purificado, ele não poderá conceber a idéia divina. A Mente para poder construir planos bem estruturados deverá manter o potencial de forças positivas, não esmorecer mediante estímulos corruptos do medo, da dúvida, do pessimismo e outros agentes destrutivos que nos permeiam. A convicção da certeza de estar agindo acertadamente deverá ser edificada constantemente para que se torne real’.

E Buddha, quando questionado sobre – Como fortalecer a Mente – respondeu:
– Há cinco meditações para tornar a Mente pura

1º- A meditação do AMOR, na qual deveis ajustar vosso coração de tal modo que ansieis pela prosperidade e bem estar de todos os seres, incluindo a felicidade de vossos inimigos.

2º- A meditação da PIEDADE, na qual pensais em todos os seres em aflição, representando vivamente em vossa imaginação suas tristezas e ansiedades de modo a fazer crescer uma profunda compaixão por eles em vossa alma.

3º- A meditação do JÚBILO, na qual pensais na prosperidade dos outros e vos rejubilais com suas alegrias.

4º- A meditação sobre as IMPUREZAS. Considerando as más conseqüências da corrupção, os efeitos do pecado e das enfermidades. Quão trivial o prazer do momento e quão fatais suas conseqüências!

5º- A meditação sobre a SERENIDADE, na qual vos ergueis acima do amor e do ódio, da tirania e da opressão, da riqueza e da privação, e considerais vosso próprio destino com calma e perfeita tranqüilidade.

Quando questionado no modo de alcançar
o poder mental sobre a matéria (riddhipada), disse o Bem-Aventurado:

* Impedir que surjam más qualidades.
* Despojar-se das más qualidades já surgidas.
* Produzir a bondade que ainda não existe.
* Buscar com sinceridade e perseverar em vossa busca.
* Ao final, encontrareis a Verdade.

Buddha viveu a mais de 2.500 anos atrás, portanto 500anos antes de Jesus Cristo. Pode-se notar no legado de sabedoria que deixou ao mundo que, em todos os seus textos , ‘nada’ o Bem-Aventurado relacionou a DEUS. O Criador não é citado nem buscado como finalidade final. Buddha ensina como proceder na vida humana e enfrentar o desconhecido com sabedoria da verdade.

Buddha foi o único ser humano que se auto-iluminou. um homem santo que se santificou através da constatação cientifica ou lógica, digamos assim. Tudo o que pregou através de sua iluminação foi a Verdade, muito parecida com o que disse Jesus, que veio a Terra como Filho de Deus. Tudo o que Jesus pregou se relacionava ao Pai.
Dois Seres Iluminados que falam sobre Moralidade, Amor, Perdão, Compaixão da mesma forma, em épocas diferentes, lugares distintos, confirmando assim que a VERDADE é uma só e está dentro de nós, seja pela lógica ou pela crença.

Regina Braga

Matérias diversas sobre Corpo Mental, tiveram os seguintes livros consultados:
Os Chakras de Sharamon e Bagins/ Autobiografia de um Yogue – Yogananda
Assim falou o Senhor Buddha –

Corpo Emocional

Junto ao corpo mental temos o corpo emocional. Este corpo armazena experiências no corpo mental e manifesta sensações ao corpo físico.

Experiências emocionais armazenadas formam um corpo de memória no corpo etéreo (todos os corpos se interligam, lembra-se!?) que poderá ser acionado ao manifestar um mínimo da sensação já experimentada, fazendo com que a sensação da lembrança vivida venha a tona. Isso ocorre tanto com as boas experiências como para as ruins.

Quando o registro emocional é positivo, temos a abertura para a confiança, o espaço para consolidar a esperança e a força para receber dádivas. Quando as más experiências emocionais ficam na memória, gera-se um bloqueio pessoal e de relacionamentos, interferindo diretamente nos chakras e na aura. Este bloqueio torna-se muitas vezes uma parede espessa e sua dissolução deverá ser trabalhada de forma direta através da cromoterapia, cristais, cura prânica ou com a harmonização do contato com a natureza de forma aprofundada.

Ter facilidade para manter o contato com bons pensamentos se faz e se mantém forte se você buscar uma alimentação natural , com a abstinência da carne vermelha e de bebida alcoólica. O poder da mente deverá ser trabalhado permanentemente.

A meditação facilita este processo de defesa por abrir espaços internos, onde entaõ, estes registros negatovos poderão ser diluídos.

-O que é espaço interior?

Você pode estar se perguntando e eu lhe apresento esta comparação como resposta: Imagine uma casa cheia de móveis. Muitos quadros, caixas, armários, cadeiras, camas, louças, redes e cortinas e, num momento, você está sentindo uma enorme falta de ar. O que você irá fazer? Deitar na cama ou ir até a janela respirar? Da mesma forma que você necessita de espaço físico para não sufocar, seu corpo precisa de espaço interno para poder respirar novas possibilidades!

Livrar-se de pensamentos e emoções amargas, armazenadas e que ocupam espaços e pesam, é uma necessidade real.

O espaço interno é obtido através do controle da RESPIRAÇÃO. Quanto maior o seu domínio pelo controle do prana, maior o seu espaço para o futuro, afinal o PRANA é nada mais nada menos que o seu combustível. Certo? A sua energia vital. Abastecer-se de Prana é abastecer-se da vida!

Vou dar um exemplo de larga escala, mas que servirá para se ter à noção do tamanho do benefício que poderá ser alcançado com a conquista do espaço interior: Um praticante de Yoga ou de meditação em alto estágio, pode ser capaz de abstrair-se dos fenômenos externos, fixando o olhar entre as sobrancelhas e neutralizando as correntes de prana, mantendo os pulmões carregados com a energia vital; assim o sadhaka é capaz ainda de controlar sua mente sensorial e seu intelecto e banir o desejo, o medo e a cólera.

*O Krya Yoga, o Yoga da purificação ( limpeza), trabalha profundamente o espaço interno do ser humano e leva a liberdade, fortalecendo sobremaneira a poder da mente. Mentes muito fortes podem transcendem todas as dificuldades físicas e alcançam, experimentalmente, a percepção de Deus.

Santos são seres humanos que obtiveram sucesso em sua busca divina por não tomarem conhecimento de ‘pesos’ exteriores e depressivos, como a enfermidade. São Francisco de Assis foi um deles que, atormentado por doenças, superava-se curando outros homens.

Milagres ocorrem advindo do poder mental conectado ao Divino e acontecem nos templos de todos os credos.

A Inteligência Emocional é um termo novo e de grande significado, nesta Nova Era de Aquário. Resultados mostram que muitas vezes um trauma, ‘digerido’ com a compreensão do fato e o perdão de si mesmo e dos que o praticaram (intencionalmente ou não) é desarquivado da memória. O indivíduo traumatizado pode superar sua crise, conduzindo de forma inteligente a razão de tal fato ter ocorrido, através do autoconhecimento e do perdão. Muitas vezes o trabalho torna-se tão complexo que uma verdadeira transformação ocorre no íntimo do indivíduo e o crescimento espiritual se manifesta. Outras vezes, o trauma não é superado através de seus próprios mecanismos pessoais, sendo então necessário diluí-lo com ajuda de profissionais terapêuticos.

Na Astrologia o Corpo Emocional é regido pela Lua. Saber a localização da Lua no momento do nascimento e os aspectos recebe, facilita a compreensão para o autoconhecimento e o desenvolvimento da Inteligência Emocional.

Corpo etéreo

Aura

Nós seres humanos somos seres energéticos com diversas camadas em nossa composição e formação corpórea. O Corpo físico é o mais denso.
A partir dele temos mais seis corpos que, em ordem progressiva, se apresentam de forma mais sutil e elevada.

Todos os sete corpos se interpenetram e formam a aura. São eles:

*Físico *Emocional *Mental *Astral *Etéreo
*Celestial e *Ketérico (ambos do plano Espiritual)

O Corpo Etéreo está colado ao nosso corpo físico.

O Corpo Etéreo, a aura Interior


Aura Interna e Externa

Segundo a médica, cientista e vidente Bárbara Brennan,cada camada pode ser considerada como um nível de vibrações mais elevada, que ocupa o mesmo espaço dos níveis de vibração inferiores e se estende além deles.As camadas são estruturadas e contém todas as formas que o corpo físico possui, incluindo os órgãos internos, vasos sanguíneos e etc.,e formas adicionais que o corpo físico não tem, o * kundalini.

O corpo etéreo pode ser visto por clarividente (pessoa com o dom da visão do terceiro olho,ativada) que o descreve como um contorno sumamente refinado de cor gris-violeta ou como um elemento químico semelhante a uma neblina debilmente luminosa ao redor do corpo.

Aura Interna e Externa

Sua frequência é vibratória e mais elevada que o corpo físico . Sua função é ser o veículo portador de forças universais que mantém a configuração do corpo físico com força vital e suas sensações.  Descrito no Gênese da Bíblia Sagrada como o ‘sopro da vida’, constitui a verdadeira chave da existência humana, misteriosa e sutil aura interior que sustenta e anima a vida.

O corpo Etéreo na aura, possui a mesma matéria que compõe o Céu, Campo Energético Universal, que é considerado como uma fonte constante de criação de formas. A aura é a parte do CEU associada a todo objeto animado ou inanimado.

Tudo tem aura, até objetos inanimados as possuem através da energia preservada, deixada pelo seu dono.

Composto de uma matéria física pouco densa e invisível a visão ordinária, o corpo etéreo interpenetra a parte densa do corpo físico e se estende um pouco mais além deste. Por serem corpos intimamente ligados,o corpo etéreo traz na aparência a mesma configuração e dimensão que o corpo físico.

Teosofia classifica a matéria que compõe o CÉU como etérea e os espiritualistas de corpo bioplasmático; daí o porquê dos nomes: corpo etéreo ou corpo bioplasmático visto que bio significa vida, e plasma é considerado o quarto estado da matéria.

A matéria etérea pode ser fotografada através do método *Kirlian.

O Corpo Etéreo Equilibrado


Aura Interior e Exterior
em Harmonia. Saúde.

O fluxo energético saudável e estável faz com que a energia excessiva seja irradiada para fora, pelo corpo etéreo, através dos chakras e dos poros. Este excesso sai dos poros em forma de fios retos, com cerca de 5 até 10 e 13cm.

Estas extensões de raios são a Aura da Saúde. Este campo energético forma uma terceira aura etérea , a aura exterior, cujo desabrochar áurico forma uma proteção . Esses raios de pura energia vital, cobrem o corpo físico como um manto protetor, impedindo que impurezas se infiltrem no corpo.

A aura exterior interpenetra a aura da saúde e a aura interior podendo se estender por aproximadamente um metro de distância ao redor do corpo. Normalmente é multicolorida, acentuando cores conforme o estado da saúde física, emocional e mental da pessoa observada.

Vista por clarividentes como a primeira parte setorial da aura total, sua vibração irradia simultaneamente um fluxo de energia vital ao meio ambiente.

É importante salientar que a energia etérea das plantas, especialmente flores e árvores, são semelhantes à irradiação energética do ser humano e, esta irradiação, pode ser aproveitada para suprir a própria aura com novas energias.

Por isso o porquê de flores naturais fazerem a diferença, de se achar que plantas fazem companhia, são receptíveis, o efeito inigualável dos florais e etc…

Dê fácil contato, é possível criar uma receptividade através do mental e do físico, como por exemplo, abraçando uma árvore frondosa e dizendo-lhe o quanto é linda, útil e forte. Que agradecemos a força vital que ela nos passa.

As plantas reagem ao nosso amor e gratidão por esse carinho, com uma força irradiante ainda maior em sua natureza, pois sua função é ajudar ao homem.

Texto extraído para curso de Cura Prânica

ENTRAR EM CONTATO

Regina Braga
Regina Braga
Artigos: 33

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!